15
Out 08

 

 

O Amor ao Próximo...

 

Vós outros andais muito solícitos em redor do próximo, e a vossa solicitude exprime-se em belas palavras. Mas eu vos digo: o vosso amor ao próximo é apenas o vosso mau amor por vós próprios.
É para fugirdes de vós que andais em volta do próximo, e quereríeis converter isso numa virtude; mas pus a claro o vosso «desinteresse».
(...) Não suportais a vossa própria companhia, e não vos amais o suficiente; procurais então seduzir o próximo com o vosso amor e doirar-vos com o seu erro.
Eu quisera que todos os próximos e aqueles que se seguem se vos tornassem intoleráveis: assim teríeis de extrair de vós mesmos o amigo de coração transbordante.
Convocais uma testemunha quando quereis dizer bem de vós; e logo que a haveis induzido a pensar bem da vossa pessoa, vós mesmos pensais bem da vossa pessoa.
É mentiroso não só o que fala contra a sua consciência, mas também o que fala contra a sua inconsciência. Ora é assim que falais de vós no trânsito diário, e que enganais o próximo e a vós mesmos.
Assim fala o louco: 'O convívio dos homens estraga o carácter, sobretudo quando não tem carácter'.
Um procura o próximo porque se procura, o outro porque anseia perder-se. O vosso mau amor por vós próprios converte a vossa solidão num cativeiro.

Friedrich Nietzsche, in 'Assim Falava Zaratustra'

publicado por 100jeito às 15:43

7 comentários:
É sempre bom reler uma grande verdade! : )
complicadinha a 15 de Outubro de 2008 às 15:49

Sim mesmo verdade...Palavras sábias estas...Grande Nietzche!
Ju a 19 de Outubro de 2008 às 15:47

Bemmm ms que grande texto...
sem duvida muito bom Nietzche
Morgen a 21 de Março de 2009 às 15:16

Dos melhores textos que li ;)

E as vezes volto a ler e delicio me como se fosse a primeira vez...
Beijinho
100jeito a 21 de Março de 2009 às 15:17

Eu sei que acabei de comentar mesmo agora mas li de novo o texto e uma frase sustitou-me uma atenção e leitura mais atenta : 'O convívio dos homens estraga o carácter, sobretudo quando não tem carácter'. Sem dúvida brilhante pois quando se têm caracter pode-se deixar levar pelos homens pela sociedade mas ainda ha uma certa consciencia, no entanto quem não tem caracter fz tudo o que se impõe...
Morgen a 21 de Março de 2009 às 15:21

Ora nem mais, não têm caracter logo nem sequer se dão ao trabalho de expor as suas ideias etc... Adorei este livro, como muitos outros. Aqui no 100jeito coloco pequenos textos de livros que li, o gosto pela leitura em mim nunca se perdeu, mas pelo que vejo no meu grupo de amigos isso aconteceu, tlz pela vida em si, pela falta de tempo etc, então ás vezes coloco pequenos textos porque sei que assim eles vao perder um tempinho a ler e a reflectir...;)

Beijinho
100jeito a 21 de Março de 2009 às 20:59

E faz tão bem reflectir. Muitos podem pensar que é um sacrificio twe que fazer esforço mental ma a verdade é que crescemos interiormente conseguimos ver o mundo com outros "olhos" :)
bom domingo
Morgen a 22 de Março de 2009 às 10:16

Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14




Vídeos
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Posts mais comentados
32 comentários
26 comentários
25 comentários
24 comentários
23 comentários
23 comentários
blogs SAPO