15
Out 08

 

 

O Amor ao Próximo...

 

Vós outros andais muito solícitos em redor do próximo, e a vossa solicitude exprime-se em belas palavras. Mas eu vos digo: o vosso amor ao próximo é apenas o vosso mau amor por vós próprios.
É para fugirdes de vós que andais em volta do próximo, e quereríeis converter isso numa virtude; mas pus a claro o vosso «desinteresse».
(...) Não suportais a vossa própria companhia, e não vos amais o suficiente; procurais então seduzir o próximo com o vosso amor e doirar-vos com o seu erro.
Eu quisera que todos os próximos e aqueles que se seguem se vos tornassem intoleráveis: assim teríeis de extrair de vós mesmos o amigo de coração transbordante.
Convocais uma testemunha quando quereis dizer bem de vós; e logo que a haveis induzido a pensar bem da vossa pessoa, vós mesmos pensais bem da vossa pessoa.
É mentiroso não só o que fala contra a sua consciência, mas também o que fala contra a sua inconsciência. Ora é assim que falais de vós no trânsito diário, e que enganais o próximo e a vós mesmos.
Assim fala o louco: 'O convívio dos homens estraga o carácter, sobretudo quando não tem carácter'.
Um procura o próximo porque se procura, o outro porque anseia perder-se. O vosso mau amor por vós próprios converte a vossa solidão num cativeiro.

Friedrich Nietzsche, in 'Assim Falava Zaratustra'

publicado por 100jeito às 15:43

Eu sei que acabei de comentar mesmo agora mas li de novo o texto e uma frase sustitou-me uma atenção e leitura mais atenta : 'O convívio dos homens estraga o carácter, sobretudo quando não tem carácter'. Sem dúvida brilhante pois quando se têm caracter pode-se deixar levar pelos homens pela sociedade mas ainda ha uma certa consciencia, no entanto quem não tem caracter fz tudo o que se impõe...
Morgen a 21 de Março de 2009 às 15:21

Ora nem mais, não têm caracter logo nem sequer se dão ao trabalho de expor as suas ideias etc... Adorei este livro, como muitos outros. Aqui no 100jeito coloco pequenos textos de livros que li, o gosto pela leitura em mim nunca se perdeu, mas pelo que vejo no meu grupo de amigos isso aconteceu, tlz pela vida em si, pela falta de tempo etc, então ás vezes coloco pequenos textos porque sei que assim eles vao perder um tempinho a ler e a reflectir...;)

Beijinho
100jeito a 21 de Março de 2009 às 20:59

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14




subscrever feeds
mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

56 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
32 comentários
26 comentários
25 comentários
24 comentários
23 comentários
23 comentários
blogs SAPO