25
Fev 09

Os Convencidos da Vida 

Todos os dias os encontro. Evito-os. Às vezes sou obrigado a escutá-los, a dialogar com eles. Já não me confrangem. Contam-me vitórias. Querem vencer, querem, convencidos, convencer. Vençam lá, à vontade. Sobretudo, vençam sem me chatear.
Mas também os aturo por escrito. No livro, no jornal. Romancistas, poetas, ensaístas, críticos (de cinema, meu Deus, de cinema!). Será que voltaram os polígrafos? Voltaram, pois, e em força.
CONVENCIDOS DA VIDA há-os, afinal, por toda a parte, em todos (e por todos) os meios. Eles estão convictos da sua excelência, da excelência das suas obras e manobras (as obras justificam as manobras), de que podem ser, se ainda não são, os melhores, os mais em vista.
Praticam, uns com os outros, nada de genuinamente indecente: apenas um espelhismo lisonjeador. Além de espectadores, o CONVENCIDO precisa de irmãos-em-convencimento. Isolado, através de quem poderia continuar a convencer-se, a propagar-se?

(...) No corre-que-corre, o CONVENCIDO DA VIDA não é um vaidoso à toa. Ele é o vaidoso que quer extrair da sua vaidade, que nunca é gratuita, todo o rendimento possível. Nos negócios, na política, no jornalismo, nas letras, nas artes. É tão capaz de aceitar uma condecoração como de rejeitá-la. Depende do que, na circunstância, ele julgar que lhe será mais útil.
Para quem o sabe observar, para quem tem a pachorra de lhe seguir a trajectória, o convencido da vida farta-se de cometer «gaffes». Não importa: o caminho é em frente e para cima. A pior das «gaffes», além daquelas, apenas formais, que decorrem da sua ignorância de certos sinais ou etiquetas de casta, de classe, e que o inculcam como um arrivista, um «parvenu», a pior das «gaffes» é o convencido da vida julgar-se mais hábil manobrador do que qualquer outro.
Daí que não seja tão raro como isso ver um CONVENCIDO DA VIDA fazer plof e descer, liquidado, para as profundas. Se tiver raça, pôr-se-á, imediatamente, a «refaire surface». Cá chegado, ei-lo a retomar, metamorfoseado ou não, o seu propósito de se convencer da vida - da sua, claro - para de novo ser, com toda a plenitude, o CONVENCIDO DA VIDA que, afinal... sempre foi.


Alexandre O'Neill, in "Uma Coisa em Forma de Assim"

 

Porque agora devoro Alexandre O`Neill. Por isso decidi postar este texto. Ai como eu concordo com ele!

 

publicado por 100jeito às 20:52
sinto-me:

6 comentários:
Um texto muito actual. Vale a pena ler e reler. Afinal todos somos um pouco convencidos da vida. Muitos há que são mais CONVENCIDOS DA VIDA que outros. O problema é que esses convencidos da vida com maiúsculas são os que mais sobem na vida. Os outros, por mais que se esforcem .... E ainda dizem que o sol quando nasce é para todos!
templum a 25 de Fevereiro de 2009 às 21:17

Respondo com a pergunta da Cris! Será que esses Convencidos têm VIDA?!?

Tu sei que tens e tentas aproveitar da melhor maneira, estes só pensam em vencer em conquistar...e tlz nao aproveitem tudo de bom que a Vida nos pode dar!;)
100jeito a 25 de Fevereiro de 2009 às 21:41

Olá Di!!!

Concordo completamente com o Alexandre Oneill ...Convencidos da vida !Oh como existem tantos ...Só me fica uma questão será quem têm mesmo Vida(com V maiúsculo)? Secalhar não ,passam o tempo tão convencidos que nem se apercebem que Viver é bem mais que isso...

Beijo muito grande!!!
Cris a 25 de Fevereiro de 2009 às 21:25

Olá Cris! O 100jeito já tinha saudades das suas palavras!!! ;)

Penso que nao...penso que eles estao tao cegos para obterem sucesso, ultrapassando tudo e todos, para andarem a exibir as suas vitorias que tlz nao entendam que é preciso gozar e aproveitar a Vida ao máximo...Pois ela é bem curta! ;)

Beijinho grande
100jeito a 25 de Fevereiro de 2009 às 21:43

BRAVOOOOOOOOOO!!!!
Existe um Olhar a 25 de Fevereiro de 2009 às 21:40

Manu como sabes agora "como" O`Neill ao jantar ao almoço e até ao lanche...lololol Por isso tinha de deixar este texto aqui! ;)

Beijinho mt grande
100jeito a 25 de Fevereiro de 2009 às 21:45

Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

16
21

26
28


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

56 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
32 comentários
26 comentários
25 comentários
24 comentários
23 comentários
23 comentários
blogs SAPO